Os Dois

Entre sacos e cisnes

A oficina conduzida por Giselda Fernandes, bailarina e coreógrafa de Os Dois Companhia de Dança, tem como finalidade abrir um espaço de experimentação de movimentos a partir de alusões ao solo A Morte do Cisne, de Michel Fokine, com o uso de sacolas plásticas como objeto-partner.

A proposta insere-se na linha de pesquisa desenvolvida pela coreógrafa, que usa objetos banais do cotidiano em suas criações para o palco e performances de rua. 

A oficina carrega um importante discurso contemporâneo sobre questões ambientais ao usar objetos descartados em grande quantidade no dia a dia subvertendo sua função em elemento estético.

De forma lúdica e com caráter investigativo, usando sacolas plásticas como motivador do movimento, a oficina permite provocar nos participante a abertura para o crescimento crítico e criativo de um processo de criação autoral ao mesmo tempo em que os instigue um olhar atento e participativo.

Esta oficina inclui a apresentação de fragmentos de Cisne de Plástico, trabalho artístico da bailarina coreógrafa, que compartilha as experiências do processo de criação ampliando a discussão sobre releitura e remontagem 
num trânsito entre o clássico e o contemporâneo.

A oficina “entre sacos e cisnes” agrega vasto material desenvolvido com o apoio financeiro do Programa de Fomento à Cultura Carioca – SMC de 2014 produzido durante residência artística para ensaio no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.


Público Alvo: interessados em processos de criação
Classificação etária: a partir de 14 anos


Oficinas Realizadas:
Curso Técnico da Escola e Faculdade Angel Vianna – maio/2015
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – agosto/2015

« volta