Dinâmica Muscular

A Dinâmica Muscular é um método de trabalho corporal elaborado pelo bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador da dança no Brasil, Ceme Jambay, falecido em 2018. Ceme Jambay foi professor de Giselda Fernandes por mais de 30 anos. 

Em sua origem “a Dinâmica Muscular tem como objetivo buscar soluções para alguns quesitos técnicos provenientes do processo de dançar, movimentar o corpo, e a consciência do ‘eu’ físico”. Foi desenvolvido na consonância entre a realidade da prática e a necessidade dos praticantes. Contudo, a sua prática se difundiu entre os profissionais, amadores e pessoas interessadas no movimento, o que tornou possível a finalidade em si, bem como articulá-la com diversas modalidades de dança, expressões artísticas e outros modos de mover. 

Aplicada com regularidade a musculatura é modelada e tonificada sem restrição de amplitude das articulações, desenvolvendo a coordenação motora e a concentração mental ao praticante.

Apesar de ter sido inspirada no Ballet Clássico, as aulas não exigem conhecimentos prévios nessa técnica. Os exercícios são lentos e realizados no chão possibilitando a consciência para quando se movimentar nas posições sentada e em pé.

Dinâmica no Conversas